domingo, 2 de maio de 2010

Livres da Condenação
Para termos sucesso em nossa vida cristã precisamos enterder a nossa realidade em cristo Jesus. Muitos têm uma vida de derrota por pura ignorância acerca das coisas espirituais. Jesus disse: “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10). Um dos aspectos dessa vida abundante é a “paz que excede todo entendimento” (Fp 4:7).
Muitos vivem em constante sentimento de condenação, aceitando críticas ou julgamentos de outras pessoas, ou a autocondenação, muitas vezes sendo duras consigo mesmas ou aceitando as acusações do diabo acerca do passado. Vejamos qual o ensino bíblico sobre isso.
Em Jo 1:12 está escrito: “Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome”.
Recebemos poder e agora somos filhos de Deus, porque cremos em Jesus.
Declare: “Eu sou filho de Deus!”
2 Co 5:17 diz: “se alguém está em Cristo nova criatura é. As coisas velhas passaram e eis que tudo se fez novo”.
Você não é mais a mesma pessoa de antes. Você nasceu de novo espiritualmente e tem um novo pai, que é Deus.
Declare: “Eu sou nova criatura. As coisas velhas passaram. Tudo se fez novo! Deus é meu Pai!”
Rm 8:1 “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
Fomos acostumados desde criança a sermos criticados pelos mínimos erros e achamos isso tão natural que acabamos, muitas vezes, a fazer assim com os outros. É fácil criticar, é fácil acusar, é fácil encontrar erros nas pessoas. Mas Jesus não veio condenar o mundo, veio salvá-lo (Jo 12:47).
Declare: “Não existe condenação sobre mim. Eu estou em Cristo Jesus!”
I Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.
Se, eventualmente, erramos, podemos confessar os pecados e receber, prontamente, o perdão de Deus. Confessar é reconhecer a culpa. Arrependimento é decisão de mudança. A alegria do Senhor é perdoar os pecados.
Declare: “Deus perdoa meus pecados quando eu os confesso!”
I Jo 2:1 “filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porventura, alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai: Jesus Cristo, o justo”.
O advogado é o que toma a nossa causa para nos defender e nos livrar da condenação, para que sejamos inocentados. João aqui diz que, quando pecamos, Jesus toma a nossa causa para nos inocentar! Que maravilha!
Declare: “Eu tenho um advogado junto ao Pai: Jesus Cristo, homem!”
Tg 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.
Há muitos casos em que precisamos de ajuda externa para vencer algumas dificuldades internas. A oração de alguém que realmente se importa com você pode fortalecê-lo para que você tenha vitória em todas as áreas da sua vida. Se achar necessário, abra o seu coração e fale sobre suas dificuldades espirituais para que você seja fortalecido. O seu discipulador é a pessoa mais indicada para ajudá-lo em todos os seus desafios espirituais. Tiago nos estimula a confessarmos os nossos pecados uns aos outros, falarmos das nossas fraquezas a pessoas maduras na fé para que recebamos ajuda. Se há casos em que você tem caído repetidas vezes no mesmo pecado talvez você precise de reforço em aconselhamento e oração. Abra o seu coração para o seu discipulador ou para o seu pastor e tenha vitória em todas as áreas da sua vida.
Declare: “confessarei os meus pecados para que eu sare e tenha vitória em minha vida espiritual!”
Muito bem! Essa é a base bíblica para que você não seja enganado pelo diabo, nem fique cabisbaixo achando-se um cristão de segunda classe. Você é filho de Deus, uma nova criatura, não existe condenação sobre você, quando pecar pode pedir perdão, Jesus é o nosso advogado e ainda podemos contar com a ajuda de pessoas mais experientes para vencer nossas dificuldades espirituais.
Repita, agora, em voz alta todas as declarações em negrito e jamais se esqueça delas.
Um carinhoso abraço!
Pr. Angelo Paulino

Um comentário:

  1. ola eu peço perdão a deus quando to na rua ou no trabalho e quando chega a noite antes de dormir peço para me perdoar de todas minhas falhas no dia que ocorreu pq nao lembro de todas as coisas que fiz durante o dia...
    isso e valido pedir perdao na rua ou no trabalho mesmo de pe e nao de joelhos?

    ResponderExcluir