domingo, 9 de maio de 2010

Vivendo uma vida de perdão


Vivendo uma vida de perdão
Perdoar é uma das maiores libertações que podemos experimentar. Quem não perdoa está aprisionado a sentimentos negativos e à pessoa de quem guarda mágoa. Jesus veio para que sejamos livres (Jo 8:36). Deus é o nosso maior exemplo de perdão.
Cl 3:13: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”
Esse texto nos ensina a perdoar da mesma forma que Cristo nos perdoou. Jesus perdoou seus piores agressores. Ele até morreu por eles. Vamos ver na Bíblia as lições de Jesus sobre perdoar.
Perdoar é esquecer
Is 43:25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”
Aqui ele diz que apaga e esquece. Assim devemos nós fazer também. Esquecer aqui está no sentido de não haver mais o peso emocional da falta cometida. Você pode até lembrar do ocorrido, mas não sentirá raiva, ira, tristeza ou qualquer pesar.
Perdoar é apiedar-se
Miquéias 7:19: “Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.”
Apiedar-se é ter o coração disposto à boa ação, a fazer o bem. Isso é amar. Quem perdoa faz o bem de novo. E os pecados são lançados na profundeza do mar! O mais profundo do mar é 7 vezes mais extenso que o monte mais elevado. E alguém já escalou o monte mais elevado e poderia encontrar qualquer coisa que estivesse lá. Porém ninguém jamais chegou no mais profundo do mar. Até hoje, nem o mais sofisticado submarino consegue suportar a pressão exercida pela água para poder chegar até lá. Aleluia! Deus não lembra mais dos nossos pecados! Vamos esquecer as faltas que os outros fizeram também!
Perdoar qualquer intensidade de falta
Is 1:18: “Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”
Aqui Deus coloca uma cor escura para um pecado muito grande e uma cor branca como a pureza absoluta. Não importa o tamanho do pecado, haverá perdão de Deus e ele nos tornará puros. Isso nos ensina a perdoar os outros também sem que importe o tamanho do erro e considerá-los totalmente sem culpa.
Perdoar é um mandamento
Mt 6:14,15: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”
Jesus ensina que para termos o perdão do Pai precisamos também perdoar. Se não perdoarmos as pessoas que nos ofenderam não nos tornamos aptos para receber o perdão do Pai.
Perdoar é uma decisão
Por último, é só decidir perdoar. Não podemos confundir perdoar com ter qualquer tipo de sentimento.
É uma bênção perdoar! Abra agora o seu coração em oração ao Pai e libere perdão às pessoas que ofenderam você. Depois procure o m ais rapidamente possível essas pessoas, tenha uma conversa positiva e libere todo o amor de Deus que está no seu coração. Viv o melhor de Deus nessa Terra e seja muito feliz!
Deus te abençoe,
Um carinho e fraternal abraço,
Pr. Angelo Paulino

domingo, 2 de maio de 2010

Livres da Condenação
Para termos sucesso em nossa vida cristã precisamos enterder a nossa realidade em cristo Jesus. Muitos têm uma vida de derrota por pura ignorância acerca das coisas espirituais. Jesus disse: “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10). Um dos aspectos dessa vida abundante é a “paz que excede todo entendimento” (Fp 4:7).
Muitos vivem em constante sentimento de condenação, aceitando críticas ou julgamentos de outras pessoas, ou a autocondenação, muitas vezes sendo duras consigo mesmas ou aceitando as acusações do diabo acerca do passado. Vejamos qual o ensino bíblico sobre isso.
Em Jo 1:12 está escrito: “Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome”.
Recebemos poder e agora somos filhos de Deus, porque cremos em Jesus.
Declare: “Eu sou filho de Deus!”
2 Co 5:17 diz: “se alguém está em Cristo nova criatura é. As coisas velhas passaram e eis que tudo se fez novo”.
Você não é mais a mesma pessoa de antes. Você nasceu de novo espiritualmente e tem um novo pai, que é Deus.
Declare: “Eu sou nova criatura. As coisas velhas passaram. Tudo se fez novo! Deus é meu Pai!”
Rm 8:1 “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
Fomos acostumados desde criança a sermos criticados pelos mínimos erros e achamos isso tão natural que acabamos, muitas vezes, a fazer assim com os outros. É fácil criticar, é fácil acusar, é fácil encontrar erros nas pessoas. Mas Jesus não veio condenar o mundo, veio salvá-lo (Jo 12:47).
Declare: “Não existe condenação sobre mim. Eu estou em Cristo Jesus!”
I Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.
Se, eventualmente, erramos, podemos confessar os pecados e receber, prontamente, o perdão de Deus. Confessar é reconhecer a culpa. Arrependimento é decisão de mudança. A alegria do Senhor é perdoar os pecados.
Declare: “Deus perdoa meus pecados quando eu os confesso!”
I Jo 2:1 “filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porventura, alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai: Jesus Cristo, o justo”.
O advogado é o que toma a nossa causa para nos defender e nos livrar da condenação, para que sejamos inocentados. João aqui diz que, quando pecamos, Jesus toma a nossa causa para nos inocentar! Que maravilha!
Declare: “Eu tenho um advogado junto ao Pai: Jesus Cristo, homem!”
Tg 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.
Há muitos casos em que precisamos de ajuda externa para vencer algumas dificuldades internas. A oração de alguém que realmente se importa com você pode fortalecê-lo para que você tenha vitória em todas as áreas da sua vida. Se achar necessário, abra o seu coração e fale sobre suas dificuldades espirituais para que você seja fortalecido. O seu discipulador é a pessoa mais indicada para ajudá-lo em todos os seus desafios espirituais. Tiago nos estimula a confessarmos os nossos pecados uns aos outros, falarmos das nossas fraquezas a pessoas maduras na fé para que recebamos ajuda. Se há casos em que você tem caído repetidas vezes no mesmo pecado talvez você precise de reforço em aconselhamento e oração. Abra o seu coração para o seu discipulador ou para o seu pastor e tenha vitória em todas as áreas da sua vida.
Declare: “confessarei os meus pecados para que eu sare e tenha vitória em minha vida espiritual!”
Muito bem! Essa é a base bíblica para que você não seja enganado pelo diabo, nem fique cabisbaixo achando-se um cristão de segunda classe. Você é filho de Deus, uma nova criatura, não existe condenação sobre você, quando pecar pode pedir perdão, Jesus é o nosso advogado e ainda podemos contar com a ajuda de pessoas mais experientes para vencer nossas dificuldades espirituais.
Repita, agora, em voz alta todas as declarações em negrito e jamais se esqueça delas.
Um carinhoso abraço!
Pr. Angelo Paulino